A Segurança do Trabalho é uma área que estuda maneiras de preservar a proteção sobre colaboradores no seu ambiente profissional.
Os ambientes industriais mostram vários riscos ocupacionais à segurança dos trabalhadores. Geralmente, os riscos resultam em impactos nas rotinas de trabalho, demandam a implantação de atividades de controle e dificultam a gestão da segurança e saúde do trabalho nos ambientes industriais.
Com isso, o setor industrial é um dos mais importantes, demonstrando que todos os trabalhadores devem estar bem capacitados e inseridos dentro de uma cultura de Segurança e Saúde no Trabalho.
No artigo de hoje, separamos tudo o que você precisa saber para mostrar a Segurança do Trabalho como um benefício para o setor da indústria. Vamos lá?
O que é Segurança do Trabalho?
Para começar a entender esse assunto da melhor maneira possível, é preciso que você entenda esse conceito.
No Brasil, quem indica as normas da Segurança do Trabalho é o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Essa atuação se dá pela regulamentação em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Conforme o estabelecido pela Norma Reguladora do MTE, todas as empresas privadas e públicas são obrigadas a contar com profissionais de Segurança do Trabalho.
A Segurança do Trabalho condiz com as medidas tomadas para evitar acidentes e doenças ocupacionais. Com isso, os responsáveis pelo negócio cumprem com aquilo que é imprescindível para proteger a integridade do trabalhador.
O que é a Segurança Industrial?
A Segurança Industrial forma-se na aplicação das Normas Regulamentadoras, o Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais (GRO) e a inserção de práticas da Saúde e Segurança do Trabalho introduzidas no contexto do ambiente industrial como, por exemplo, eliminação dos níveis de exposição a agentes nocivos com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Com isso, para ajudar nessa implementação, normas e regulamentos especiais foram desenvolvidos para certificar a execução segura das metodologias industriais.
Tudo isso ajuda a preservar um ambiente de trabalho seguro e, ao mesmo tempo, promover maior saúde aos trabalhadores durante a realização dos processos industriais.
Quais são os equipamentos necessários para a Segurança do Trabalho na indústria?
Veja os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) mais relevantes e eficientes para proteger o trabalhador nas indústrias. Confira alguns:
Protetores auriculares: A poluição sonora é um dos grandes problemas contra a saúde dos colaboradores. Suas consequências são identificadas após muitos anos de exposição a motores e outros equipamentos. Por isso, o protetor auricular tem o objetivo de proteger os ouvidos contra ruídos.
Equipamentos para trabalho em altura: Trabalhadores que desempenham suas atividades em alturas, devem usar EPIs como os cintos, talabartes reguláveis, trava-quedas, entre outros.
Luvas: Geralmente, as luvas de raspas são ideais para quem manipula agentes abrasivos. Também há disponíveis opções com palmas texturizadas, luvas de borracha nitrílica e PVC.
Óculos protetores: Variam de formato e material conforme a aplicação, mas normalmente são maiores que os óculos convencionais e fabricados com materiais mais resistentes.
Invista na identificação dos riscos
A prevenção é eficiente, quando há um mapeamento completo de todos os ambientes da empresa.
Invista na verificação dos locais, na manutenção das máquinas e na padronização dos processos.
Ao estabelecer esse procedimento, é possível ter informações claras sobre o papel de todos os envolvidos com a segurança dos colaboradores.
Venha para a Wayv! Agende já a sua demonstração gratuita da nossa plataforma!