logo-wayv

Como promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho?

O Brasil é o segundo país do G20 em letalidades por acidentes no trabalho, ficando apenas atrás do México. Esse fato mostra o quanto as empresas precisam se adequar, para proporcionar um ambiente seguro ao trabalhador.

A cada ano que percorremos, fica mais evidente que atos mais práticos, devem ser abordados nas empresas, como o treinamento correto dos colaboradores.

Saúde e segurança do trabalho andam lado a lado, por mais que tenham significados diferentes. Cada área pode até agir de forma independente em relação à outra, mas há um nexo entre elas que sustenta o vínculo entre ambas.

Por isso, leia este artigo e tire suas dúvidas sobre como implementar a saúde e segurança no trabalho dentro da sua empresa!

Primeiramente: O que é segurança e saúde do trabalho?

A segurança do trabalho abrange fatores preventivos. Os profissionais responsáveis por essa área, devem se preocupar com o controle de riscos nos equipamentos, a elaboração de treinamentos e exercícios sobre práticas seguras, a indicação de procedimentos de segurança, entre outras ações.

Já a saúde do trabalho, se volta para o controle de doenças profissionais. É essa área da empresa que fica responsável por analisar a capacidade laborativa dos colaboradores.

Como promover segurança e saúde do trabalho?

Às duas áreas agem sob as regulamentações na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). São as Normas Regulamentadoras (NRs) que definem as atribuições dos grupos de saúde e segurança do trabalho e, por isso, demonstram o caminho fundamental para impor um ambiente de trabalho protegido.

Ao seguir as Normas Regulamentadoras e proporcionar a dinâmica entre saúde e segurança do trabalho, a empresa garante um ambiente com mais qualidade de vida para seus trabalhadores e também se mantém dentro de suas responsabilidades legais.

Faça treinamentos claros

Muitos acidentes acontecem por carência de informação adequada ao colaborador.

Por isso, foque os esforços em uma capacitação adequada, completa e clara. Esses requisitos são fundamentais para retirar todas as dúvidas dos trabalhadores e deixá-los cientes de todos os perigos a que estão sujeitos e como evitá-los.

Fiscalize o uso de EPIs

EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são os equipamentos que minimizam as ameaças de acidentes e contaminações.

Além da obrigatoriedade da distribuição desses equipamentos aos trabalhadores, também é obrigatório a inspeção nos ambientes de trabalho para certificar que eles estão sendo utilizados corretamente.

Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é importante no assunto sobre prevenção de acidentes e saúde.

Composta pelos funcionários da empresa, essa comissão irá fazer as fiscalizações para manter as precauções, além de fazer campanhas para conscientizar os trabalhadores.

Você já conhece as soluções da Wayv?

A Wayv possui uma plataforma completa, com ações rígidas para assegurar um ambiente de trabalho seguro para todos os trabalhadores!

Conheça nossas soluções entrando em contato conosco!

Posts Recentes

Conheça nossa página

Se inscreva em nossa Newsletter