logo-wayv

Padronização de processos para segurança do trabalho: Por que uma rotina bem organizada é fundamental?

Todas as empresas querem aumentar a produtividade e eficiência, reduzindo erros e acidentes de trabalho. Por isso, a padronização pode ser um método eficaz para o alcance desse objetivo, formalizando e criando processos. A padronização de processos pode ser definida como a uniformização do trabalho de uma empresa, deixando com que o fluxo de atividades e como elas são executadas, seja sempre igual! Dessa forma, a operação fica estruturada e produtiva.

Como a padronização de processos pode ajudar minha empresa?

Os padrões ajudam a criar um caminho único, reduzindo a possibilidade de surpresas negativas. Isso significa, diminuir as possibilidades de diferentes formas de se fazer as atividades, melhorando a eficiência operacional. Essas técnicas, são ótimas para prevenir acidentes de trabalho e melhorar a
qualidade de vida dos trabalhadores, elevando seu desempenho. Para isso, o primeiro passo é mudar a sua mentalidade como gestor do negócio, mostrando que investir na saúde da equipe é investir na própria empresa.

Qual é a importância da organização da padronização de processos?

É importante padronizar os processos da sua empresa para que assim você
possa:

  • Estabelecer um modelo único de trabalho;
  • Definir o fluxo de execução dos projetos e atividades;
  • Propor formas de melhorar a organização.

Como aplicar a padronização de processos na segurança do trabalho?

Inicialmente, requer a estruturação e a documentação das atividades que serão executadas pelos colaboradores, como a ordem das tarefas, quais os responsáveis e se todos estão com todos os materiais de EPI, por exemplo. É preciso que esse entendimento seja transferido aos colaboradores.
Os trabalhadores devem ser comunicados e ter acesso às padronizações, podendo ser consultadas a qualquer momento para tirar suas principais dúvidas. Eles precisam entender o que é esperado nos processos. Caso contrário, nada será modificado ou melhorado. Com isso, a padronização ajuda a reduzir a chance de alguém omitir algo sobre o correto processo ou ainda sofrer um acidente de trabalho. Um dos exemplos de aplicação, é na hora de padronizar os turnos de seus funcionários. Uma doença comum no ambiente corporativo é a Lesão por Esforço Repetitivo, sendo uma grande causa de afastamentos. Por isso é necessário atentar-se ao horário máximo tolerável para que o profissional não prejudique sua saúde, aplicando a padronização para realizar essa conferência.

Como ensinar a minha equipe a seguir a padronização na segurança do trabalho?

É importante que você mostre aos seus colaboradores os benefícios que a padronização gera. Sendo assim, faça um treinamento, responda perguntas e seja claro, pois o engajamento da equipe será fundamental para você alcançar o sucesso. Documentar os padrões, em forma de checklist, pode ajudar o trabalhador a atingir metas de melhorias mais facilmente.

Viu como a padronização pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa?
Gostou? Quer saber mais? Não deixe de conferir as soluções que a
Wayv tem para a Segurança do Trabalho da sua empresa!

Posts Recentes

Conheça nossa página

Se inscreva em nossa Newsletter