logo-wayv

Segurança do Trabalho: Como evitar acidentes de Trabalho?

Quando seus colaboradores estão trabalhando, nos mais diversos setores, podem se deparar às vezes com algumas situações que podem colocar em risco sua integridade, sendo motivos de grandes confusões das quais a sua empresa poderia ter os livrado se estivessem seguindo algumas recomendações.

Quando falamos em Saúde e Segurança no Trabalho, vários fatores devem ser considerados, como o ambiente de trabalho, as atividades que serão desempenhadas e seu grau de risco, a exposição às partes perigosas dos maquinários, entre outros.

Principalmente aos profissionais que se apresentam ao risco com grande frequência, alguns cuidados podem ser úteis para combater prováveis riscos. 

Veja algumas dicas sobre como evitar acidentes de trabalho dentro da sua empresa e mantenha-a livre de empecilhos no dia a dia.

Como saber se o ambiente de trabalho é seguro?

Vários quesitos podem fazer de um ambiente um local seguro ou inseguro de se frequentar. O que torna um ambiente favorável a acidentes não é a arquitetura, a instalação, mas como sua empresa vai minimizar os riscos provenientes desse ambiente. 

Medidas efetivas de prevenção devem ser adotadas, como, por exemplo, a NR 5, que dispõe sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Utilizar equipamentos adequados

Uma das primeiras regras essenciais para evitar acidentes de trabalho é ter à disposição o apoio dos equipamentos de proteção individuais, sempre prevenindo seus colaboradores contra riscos em obras ou outras situações. É essencial que o funcionário mantenha-se sempre com uniforme sinalizado e protegido.

Atividades e graus de risco 

É preciso entender que algumas tarefas possuem maior grau de risco que outras. O colaborador que exerce sua função em um andaime, por exemplo, está sujeito a maiores riscos do que o profissional que fica em um escritório.

A NR 1 é a norma que dispõe sobre o assunto, trazendo todas as disposições gerais sobre riscos ocupacionais. Seu objetivo é “estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras – NR relativas à segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho”.

A NR 4 também aborda sobre esse assunto, definindo uma escala numérica de 1 a 4 para avaliar a intensidade de riscos a que os colaboradores de cada tipo de empresa estão sujeitos. Esse valor serve para definir quais obrigações a empresa deve cumprir para estar em dia com a CLT.

Medidas imediatas sobre incidentes

Quando algum problema acontecer, a primeira medida a ser tomada é orientar seus colaboradores que os superiores sejam informados sobre o caso. Assim, você previne o risco de futuros acidentes e evita desgastes, contando com apoio para obter a correção imediata do problema.

Dúvidas? Conte com a Wayv!

Quer saber mais sobre segurança no trabalho? Entre em contato com a Way

Posts Recentes

Conheça nossa página

Se inscreva em nossa Newsletter