logo-wayv

Plano de Ação: 5 passos para aplicar um plano de ação assertivo

planejamento-estrategico-empresarial-1280x720

Construir um plano de ação que funcione e que seja eficiente, é crucial para garantir que sua operação obtenha bons resultados. A partir dele, é possível estabelecer um caminho para alcançar as metas propostas.

Mas afinal, o que é um plano de ação?

Pode-se considerar como plano de ação: um guia, um cronograma de todas as atividades no qual podem ser inseridas atividades comuns dentro do processo de trabalho ou atividades a longo prazo.

Os planos de ação podem ser elaborados de forma eletrônica ou física, e devem conter as metas determinadas e especificadas para a resolução dessas atividades.

Neste artigo, você vai aprender em 5 passos como aplicar um bom plano de ação.

Passo 1: Determine os objetivos de forma clara.

É necessário que os objetivos principais estejam bem claros já no início do projeto. Crie uma base para se orientar e orientar o trabalho de cada integrante de sua equipe.

Passo 2: Tenha prazos definidos.

Defina prazos dedicando a devida atenção a intervalos e a possíveis contratempos na hora de montar o seu plano de ação. Assim você garante que todas as etapas sejam executadas exatamente como foram planejadas e ainda cria meios para que o seu projeto tenha êxito.

Passo 3: Prepare-se caso apareçam imprevistos.

Nem sempre tudo sai como planejado, não é mesmo?

Sendo assim, é de suma importância que seu plano de ação conte com pequenos planos de contingência. Esses planos serão responsáveis por antecipar possíveis problemas e riscos que eventualmente podem aparecer e atrapalhar o andamento de sua operação.

Passo 4: Faça Checklists.

Nesta etapa, organize todas as ações que serão executadas, proponha uma reunião com sua equipe onde as tarefas serão distribuídas para cada membro. 

Monte uma lista de verificação, contendo a atividade e o responsável por ela. Assim, o controle do projeto fica bem mais enxuto e organizado.

Passo 5: Esteja presente em todas as etapas.

É extremamente importante que todo o processo do Plano de Ação seja monitorado, de forma que todas as etapas sejam bem executadas e o prazo cumprido a tempo. 

Crie um cronograma para envio de relatórios ao final de cada etapa, atividade ou setor. Assim, todos os envolvidos terão conhecimento do andamento do plano.

A aplicação desses passos garante uma melhor clareza do plano de ação, e o sucesso do gerenciamento do seu negócio.

No entanto, se você procura uma maneira simples de automatizar e gerenciar seus processos a distância e online, um excelente caminho é turbinar os resultados da sua empresa com os sistemas Wayv. 

Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

Conheça nossa página

Se inscreva em nossa Newsletter