Entrar

DDS: o que é e como realizar na empresa?

O DDS é uma oportunidade para falar dos maiores perigos do ambiente de trabalho e introduzir boas práticas na rotina dos trabalhadores.

Diálogo Diário de Segurança: você já ouviu falar nesse recurso da Segurança do Trabalho? O DDS é uma oportunidade para falar dos maiores perigos do ambiente de trabalho e introduzir boas práticas na rotina dos trabalhadores.

Primeiro, precisamos ressaltar a garantia da segurança e bem-estar dos trabalhadores como prioridade dentro da indústria para reduzir os riscos e diminuir os acidentes de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos envolvidos.

No conteúdo abaixo vamos explicar melhor o que é, como empregar e os principais benefícios do DDS. Vamos lá!?

O que é o Diálogo Diário de Segurança?

O Diálogo Diário de Segurança é uma conversa que faz parte da rotina do seu negócio. Diariamente, um dos profissionais de Segurança do Trabalho ou supervisores do setor fala com os colaboradores sobre os riscos que eles correm no dia a dia e como eles podem ser evitados. 

O DDS é utilizado para falar de saúde, de meio ambiente e de boas práticas no ambiente de trabalho. Além disso, é uma oportunidade de interagir com os seus colaboradores e de aumentar a integração entre as equipes.

Dessa forma, os assuntos mais tratados em um DDS são em relação à preparação de um ambiente de trabalho, o manuseio das máquinas e dos equipamentos, cuidados em geral e técnicas de primeiros socorros.

Em resumo, o diálogo diário de segurança nada mais é do que um papo de curta duração.

Por que o DDS é importante?

O Diálogo Diário de Segurança é importante, pois trata de temas ligados à segurança no trabalho, além de normas específicas com ênfase diretamente nos pontos que devem receber mais atenção por parte dos colaboradores. 

A intenção principal é elevar o nível de consciência dos trabalhadores em relação aos possíveis riscos nas atividades e ambiente de trabalho como um todo.

Dessa forma, sua importância acaba ultrapassando os limites empresariais e é muito comum que os empregados tomem uma postura mais segura dentro de casa e em seus afazeres domésticos.

Como começar a implementar o DDS na sua empresa?

O primeiro passo para conseguir implementar com eficiência o Diálogo Diário de Segurança é planejar como isso será feito. Selecionar bem os temas, por exemplo, para que eles sejam relevantes.

Passo 1: planeje como será feito o DDS

Para começar o planejamento do seu Diálogo Diário de Segurança, é preciso verificar quais são os riscos a que seus funcionários mais estão submetidos. De forma geral, essas pautas serão melhores para cativar a atenção. 

Fale com os funcionários sobre o que é, onde e quando ele será realizado e como funcionará. 

Passo 2: procure exemplos reais

Na hora de determinar que casos trazer para o seu Diálogo Diário de Segurança, procure exemplos reais, que podem demonstrar as políticas de segurança que está buscando reforçar. 

Como a Wayv pode te ajudar?

Com um ambiente mais seguro e harmonioso, a produtividade tende a crescer sem a necessidade da imposição de metas.Por isso, o diálogo diário de segurança faz com que os funcionários se sintam mais pertencentes às empresas em que trabalham.

Você quer mais informações sobre o DDS ou outro assunto relacionado à gestão de empresas, melhorando os resultados?

Conheça a Wayv! Com nosso software, você consegue agilizar seus processos através do Checklist Eletrônico!

Agende uma demonstração gratuita e faça já um orçamento!

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Posts relacionados

Confira outros artigos para contribuir com sua gestão empresarial.

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão empresarial para seu negócio.