Entrar

Trabalho Excessivo: O que isso afeta sua empresa?

Grande parte das doenças ocupacionais se desenvolve devido ao trabalho excessivo e repetitivo no ambiente de trabalho. O colaborador passa muitas horas dentro da empresa e em maioria, permanece o dia inteiro no mesmo ambiente e na mesma posição. Esse padrão, pode se tornar um risco, comprometendo a saúde física e psicológica.

Grande parte das doenças ocupacionais se desenvolve devido ao trabalho excessivo e repetitivo no ambiente de trabalho. O colaborador passa muitas horas dentro da empresa e em maioria, permanece o dia inteiro no mesmo ambiente e na mesma posição. Esse padrão, pode se tornar um risco, comprometendo a saúde física e psicológica.

O excesso de trabalho, apesar de ser romantizado por muitas empresas, gera consequências graves como o aumento de doenças ocupacionais, causado pelo estresse.

É responsabilidade do empregador cuidar de seus colaboradores e oferecer condições adequadas para a atividade laboral. Então, que tal compreender sobre os principais riscos ergonômicos e como eles são gerados pelo trabalho excessivo e repetitivo? Acompanhe neste artigo.

O que significa trabalho excessivo?

A sobrecarga de trabalho se caracteriza pelo excesso de demandas, jornadas de trabalho longas, prazos curtos e outras questões que contribuem para a pressão sobre o trabalhador.

O trabalho excessivo também afeta negativamente a empresa, já que funcionários desmotivados, não podem produzir da melhor maneira e entregar bons resultados.

O que são riscos ergonômicos e como se relacionam com o trabalho excessivo?

A Organização Mundial do Trabalho define ergonomia como: “Aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para lograr o ótimo ajustamento do ser humano ao seu trabalho, e assegurar, simultaneamente, eficiência e bem-estar”.

Segundo o Ministério da Saúde, os riscos ergonômicos envolvem a execução de demandas, a organização e as relações de trabalho. Logo, caracterizam situações como:

  • Esforço físico intenso;
  • Postura incorreta;
  • Exigência de produtividade com pouco tempo;
  • Jornadas prolongadas;
  • Repetitividade;
  • Situações estressantes.

Como identificar a sobrecarga no trabalho?

Os principais sinais para identificar a sobrecarga no trabalho são principalmente a baixa na produtividade sem motivo aparente, dores aleatórias no corpo, dores de cabeça, ansiedade, alterações nas horas de sono e alimentação. Veja alguns sintomas: 

Excesso de horas extras

As horas extras são muito bem vindas, mas em excesso podem se tornar um transtorno para os trabalhadores e também para a empresa.

Não atingimento de metas

Não atingir as metas é uma das maiores preocupações dos colaboradores, já que muito está em jogo dentro do ambiente de trabalho. As promoções e bônus dependem desses números.

Prazos não cumpridos

Com prazos apertados e demandas muito grandes, fica quase impossível entregar as demandas nas datas definidas, principalmente quando o time não tem o número de pessoas suficientes para realizar todo o trabalho.

Quais são os principais riscos ergonômicos?

Os riscos ergonômicos estão muito presentes dentro da empresa e são mais comuns do que se gostaria. Identificá-los é o primeiro passo para eliminá-los e, assim, é preciso reconhecer que algumas situações que parecem comuns são, na verdade, riscos. Veja a seguir algumas situações recorrentes.

Repetitividade

A repetitividade dos movimentos e das atividades laborais pode provocar fadiga e desgaste. No aspecto físico, ela compromete o sistema musculoesquelético, podendo surgir lesões e inflamações, como:

  • Tendinites;
  • Lombalgias;
  • Dores crônicas na coluna.

A melhor forma de lidar com esse problema é estabelecer pausas frequentes. Outra prática positiva é a ginástica laboral, pois ela ajuda a fortalecer músculos e articulações usados nessa atividade.

Postura inadequada

Uma postura incorreta pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de regiões como pulso, ombros, coluna e lombar. Assim, há um comprometimento do sistema osteomuscular, que pode dar surgimento ao LER/DORT.

Use a ferramenta da Wayv para diminuir o Trabalho Repetitivo na sua empresa!

Quando os riscos ergonômicos são minimizados ou extintos, o colaborador tem condições confortáveis para exercer suas atividades laborais. Assim, ele fica mais motivado e apto a produzir mais e melhor.

Agora que você já conhece alguns riscos ergonômicos que as atividades laborais podem ter, que tal minimizá-los ou até extingui-los na sua empresa? Converse agora com um de nossos especialistas e torne o ambiente de trabalho mais agradável e seguro!

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Posts relacionados

Confira outros artigos para contribuir com sua gestão empresarial.

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão empresarial para seu negócio.