O trabalho que lida com energia elétrica requer muitos cuidados. Por vezes, até o profissional com anos de trabalho, pode cometer um erro e causar um acidente. Mas, você sabe quais as melhores práticas para implementar a segurança no trabalho com rede elétrica?
A prevenção de acidentes de trabalho deve ser uma das prioridades de uma empresa, principalmente quando o assunto é segurança com eletricidade, pois esse tipo de tarefa apresenta diversos riscos, portanto, é imprescindível ter atenção especial à preservação da integridade física dos colaboradores.
Por isso, conhecer boas práticas de segurança permite que os eletricistas atuem de forma cautelosa diante de situações de risco, usando adequadamente os equipamentos de segurança e evitando possíveis acidentes.
Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos mostrar como a prevenção de acidentes de trabalho elétricos é importante para o trabalhador e para a empresa. Confira!
Qual é a norma utilizada para tratar de segurança no trabalho com rede elétrica?
Primeiramente, é importante frisar que existem diversas legislações que regulamentam os serviços envolvendo eletricidade. Porém, a principal norma regulamentadora é a NR 10, que estabelece várias regras e condições mínimas para atividades com sistemas elétricos. O intuito é proporcionar saúde e segurança ao trabalhador.
Todas as medidas preconizadas pela NR 10 impactam os colaboradores que estão envolvidos diretamente com os serviços envolvendo a eletricidade, sendo que as indispensáveis regras estão relacionadas com:
- Controle e prevenção do risco elétrico e outros adicionais;
- Proteção individual;
- Segurança em projetos;
- Segurança na montagem, operação e manutenção.
Treinamentos são fundamentais!
A capacitação é o melhor modo de prevenir acidentes. Por isso, a NR 10 prevê que todos os trabalhadores que precisem lidar com energia elétrica devem ser capacitados. Desse modo, terão a capacidade técnica para realizar suas tarefas sem incidentes.
Não basta somente realizar os treinamentos, a empresa precisa avaliar a sua competência. Por isso, realizar avaliações ao final de cada treinamento é imprescindível para se certificar de que o conteúdo foi assimilado.
Equipamento de Proteção Individual (EPI)
O uso de EPI’s ajuda a minimizar os riscos proporcionando maior segurança ao trabalhador.. A variedade de equipamentos de proteção é grande. Desse modo, é necessário identificar qual é o mais correto para cada tipo de exposição de risco elétrico.
O fornecimento dos equipamentos de proteção individual deve ser fornecido de forma gratuita pela empresa.
Priorize a qualidade do projeto elétrico
Para priorizar a eliminação ou a redução dos riscos, é imprescindível que as ações de proteção sejam pensadas desde o início do projeto elétrico. Todo o planejamento de uma organização deve seguir as diretrizes de segurança e saúde no trabalho, que são as regulamentações técnicas oficiais estabelecidas.
Faça estudos de medicina do trabalho
A fim de saber quais medidas devem ser tomadas, é necessário que a organização identifique os potenciais focos de acidentes de trabalho com eletricidade. Assim, os trabalhadores ficam cientes dos riscos e podem adotar posturas mais seguras.
Conclusão
Enfim, ao seguir estas boas práticas, a segurança dos eletricistas estará garantida. Um checklist eletrônico é o melhor investimento para conferir treinamentos, capacitações e se o uso de proteção tanto dos usuários quanto dos equipamentos está correto.
Gostou do nosso post? Viu que sua empresa precisa de mudanças para melhorar a segurança de eletricistas e outros trabalhadores? Então, entre em contato com um de nossos consultores!
Sua empresa pode até ter sobrevivido sem as soluções da Wayv, mas com a gente, seu negócio DECOLA!