Primeiramente, independentemente do ramo de atuação, todas as empresas lidam com algum tipo de risco no desenvolvimento de suas atividades. Essses riscos, se não controladas, podem causar prejuízos ao negócio.
Neste conteúdo, falaremos mais sobre este tema apontando quais são os mais comuns, formas de reduzi-los e como otimizar esses processos.
A importância da diminuição de riscos
Empresas estão sujeitas a influências internas e externas. Mas, se eventos inesperados podem acabar com empresas grandes, imagine aquelas que possuem uma estrutura menor.
Algumas situações, se não forem resolvidas rapidamente, podem comprometer a marca. Contudo, para que essa prática tenha os efeitos desejados, é necessário adotar uma série de estratégias a fim de conhecer em detalhes todas as operações que estão em torno do negócio.
Além de contribuir na redução de falhas de processos, a diminuição de riscos traz diversos benefícios. Um dos pontos mais evidentes é em relação a diminuição de custos. Com a redução dos impactos negativos, consequentemente os prejuízos financeiros também são diminuídos.
As incertezas podem gerar tanto problemas quanto oportunidades. Nesse sentido, o Gerenciamento de Riscos permite aos administradores tratá-los e maximizar as oportunidades.
A Gestão de Riscos permite calcular as ameaças, avaliar e estabelecer planos de ação para contornar os problemas,levando a empresa a possuir mais credibilidade no mercado.
O que é Gestão de Riscos?
É um processo aplicado em toda organização para identificar eventos em potencial. Em outras palavras, trata das incertezas que podem ser tanto riscos quanto oportunidades.
E, claro, além de identificar, faz parte da alçada do Gerenciamento, avaliar e mitigar os fatores de riscos. Para isso, uma gestão eficaz deve:
- Criar e proteger valor;
- Ser parte integrante de todos os processos organizacionais;
- Fazer parte da tomada de decisões;
- Ser sistemática, estruturada e oportuna;
- Basear-se nas melhores informações disponíveis;
- Considerar fatores humanos da organização;
- Ser dinâmica, interativa e capaz de reagir a mudanças;
- Facilitar a melhoria contínua da organização.
Os problemas mais comuns
Diversos fatores podem impactar o desenvolvimento de uma empresa, mas existem alguns que acontecem com mais recorrência.
Riscos financeiros
O risco financeiro está presente desde a abertura de qualquer negócio. Não há como saber exatamente desde o início, se o retorno sobre o investimento será como o esperado.
O endividamento da própria empresa ou o alto índice de inadimplência dos clientes são situações que podem impactar negativamente o negócio. Nesse sentido, a diminuição desses problemas pode ajudar a organização a ter um melhor controle do fluxo de caixa
Riscos fiscais
Quem possui um negócio sabe o quão complexo é o sistema tributário brasileiro.
Assim, a melhor forma é fazer a elaboração de uma política que vise o cumprimento das cobranças e a transparência financeira na empresa.
Riscos operacionais
Estão relacionados a todas as operações internas e processos da empresa, como por exemplo a entrega de produtos e atendimento aos clientes.
A diminuição de riscos nesse cenário é feita com a padronização de processos, fazendo com que as chances de erros sejam diminuídas. Isso pode ser alcançado com investimento em tecnologia e ferramentas específicas.
Saiba mais como a Wayv pode te ajudar!
Temos um checklist específico sobre este tema!