Checklists

Reduza o prejuízo no Processo de Recebimento de Mercadorias

Prejuízo no recebimento de mercadorias

Já pensou reduzir o prejuízo e perdas que normalmente acontecem no processo de recebimento de mercadorias? Isso é possível com o software correto!

Se você está cansando de ter toda aquela dificuldade na hora de gerir o recebimento de mercadorias, que muitas vezes acabam gerando até mesmo prejuízos, no artigo de hoje vamos te ajudar. 

Entre as principais reclamações de quem realiza esse serviço é a verificação de informações para garantir que não ocorram divergências, e o desencontro de informações que podem impactar diretamente o consumidor final. 

Todas as etapas acontecem e quando acompanhadas de forma manual, ou “quebrada”, podem gerar uma série de transtornos. 

Foi exatamente por isso que nasceram os softwares de CheckList Online

A seguir listaremos os diferenciais desse tipo de produto:

Recebimento Planejado

Por que você iria planejar seus processos? Para evitar qualquer tipo de “confusão” no momento do recebimento. Vamos dar um exemplo: 

Se sua empresa consegue realizar até 7 caminhões de uma vez, e em um dia chegam 12 ao mesmo tempo? 

Isso vai gerar vários carros esperando para descarregar, os motoristas, transportadora, fornecedores e seu negócio se prejudicam.

É por situações como essa, que é fundamental criar uma forma de melhorar esses processos, e uma das maneiras mais inteligentes é com o calendário de descarga

Assim, você otimiza o seu tempo e a realização de auditoria de descargas é feita de forma adequada.

E tudo isso pode ser feito facilmente com o sistema de checklist online. 

Redução de Perdas no Recebimento

Esse é um dos principais problemas no processo de recebimento de mercadorias, as perdas.

Cada etapa pode gerar uma falha diferente, mas que com o sistema pode ser evitada, veja alguns exemplos:

  • Quantidade errada;
  • Contradição entre a nota e a mercadoria;
  • Produtos danificados não identificados;
  • Muito tempo perdido na reorganização.

Cada um desses pontos acabam gerando um prejuízo gigantesco para o seu negócio, e a grande maioria deles afeta diretamente no seu orçamento. 

Quando você tem uma ferramenta que te ajuda a realizar de forma facilitada a checagem, esse tipo de prejuízo não acontece

Identificação de Avarias

Esse é um ponto que pode reduzir de forma considerável suas perdas, já que é identificado no momento do recebimento, otimizando assim esse processo. 

Com o software de checklist você pode identificar se existem sinais de queda, se durante a descarga algum produto foi danificado, ou qualquer outro dano. 

Dados se tornam relatórios em minutos

Todos os dados que você insere na ferramenta, cada informação adicionada pela equipe está reunida no seu banco de dados, ok. 

E todos esses dados rapidamente são transformados em informações, que podem por sua vez gerar gráficos e relatórios em minutos, o que facilita a aceleração na tomada de decisões. 

Inspeção de Carga e Descarga

Como dito anteriormente, o calendário de recebimento é essencial para otimizar seus processos. 

E no momento agendado desses recebimentos é importante registrar diferentes informações que podem identificar falhas e melhorias a serem realizadas. 

Por exemplo, além do horário de recebimento, as informações da carga recebida são fundamentais, algumas delas são:

  • Nome e documento do motorista;
  • Tipo de veículo;
  • Placa;
  • Número da NF;
  • Entre tantas outras. 

Organização no Armazenamento das Mercadorias

Se você tem um processo para tornar mais simples o recolhimento das cargas, tudo fica mais rápido e seguro. 

Para isso, o software de checklist permite que você adicione várias informações, como tipo de local e regras de conservação.

Veja, sua empresa é única, por isso essas informações podem ser facilmente personalizadas, de acordo com sua necessidade.

Esse tipo de auditoria torna o processo muito melhor para todos os seus funcionários, e consequentemente a produtividade também cresce. 

Poderíamos ficar aqui listando vários outros benefícios de um sistema de checklist, é exatamente por isso que empresas gigantes como Americanas e Pholishop já utilizam esse método. 

E você como faz o seu controle? Como costuma reduzir o prejuízo do seu processo de recebimento de mercadorias? Conta aqui pra gente! 

Se quiser saber como otimizar o seu processo, fale com a WayV!

Essential SSL