Dados e Performance

Por que a rastreabilidade é importante para o seu negócio?

A rastreabilidade serve para o monitoramento de mercadorias tanto na produção quanto na distribuição, e é um dos elementos básicos em termos de segurança e gestão de qualidade, ajudando o gestor no controle das operações da empresa.

O rastreio geralmente é feito por meio de um código que permite o acesso a informações como o que é, origem e destino do produto. 

Assim, um bom sistema de rastreabilidade é eficaz pois facilita a organização e garante segurança, além de evitar que o estoque da sua empresa fique parado. Entenda a seguir como a rastreabilidade pode ser benéfica.

Benefícios da rastreabilidade

Veja quais são as principais vantagens da implantação de um bom sistema de rastreabilidade:

Estoque reduzido

A rastreabilidade permite que a empresa tenha um estoque menor, pois possibilita que o gestor saiba o que ficará parado e por quanto tempo, facilitando então a gestão do estoque.

Segurança e qualidade

Um bom sistema de rastreabilidade garante a qualidade e segurança dos produtos, evitando a perda de itens tanto no estoque quanto no processo de distribuição, também facilitando  solicitações de devolução, já que ajuda na identificação de defeitos. Isso aumenta a confiança do cliente e reputação da marca.

Gerenciamento de entregas

Como a rastreabilidade permite acompanhar as mercadorias, a gestão de entregas é otimizada e mais eficaz.

Aplicação da rastreabilidade

Toda empresa pode aproveitar os benefícios dessa prática, porém, os ramos alimentícios e de medicamentos são os que mais utilizam a rastreabilidade.

Rastreabilidade de medicamentos

Como necessitam de cuidados especiais, a rastreabilidade é um fator muito importante para garantir a integridade e qualidade dos medicamentos. Dessa forma, um sistema de gestão auxilia no controle rígido desde a fabricação até o transporte dos medicamentos às farmácias e pontos de distribuição.

Rastreabilidade de alimentos

Assim como na rastreabilidade de medicamentos, o ramo alimentício também desfruta de várias vantagens ao adotar essa prática, pois é assegurada a qualidade dos produtos pelo acompanhamento em todas as etapas de fabricação, processamento e transporte.

Setores como automotivo, autopeças e materiais elétricos também se beneficiam da rastreabilidade de produtos, principalmente no que diz respeito às recalls, já que os fabricantes possuem todas as informações dos produtos vendidos.

Como aplicar a rastreabilidade na sua empresa?

A automatização de processos para evitar erros e otimizar os processos já vem sendo adotada em diversos setores, então, se sua empresa ainda não tem um sistema de gerenciamento com funções voltadas à rastreabilidade, está na hora de mudar!

Com a WayV além do controle de rastreabilidade você ainda tem vantagens como:

Checklists;

Coleta de dados;

Formulários;

Controle de qualidade;

Ordens de serviço e manutenção;

Gerenciamento de processos;

Agendamentos;

Relatórios;

Controle de qualidade.

Ficou interessado em implementar a rastreabilidade na sua empresa? Entre em contato conosco e conheça todos os benefícios que a WayV oferece!

Deixar uma resposta

×

Powered by WhatsApp Chat

×
Essential SSL