Os profissionais que precisam lidar com a energia elétrica, precisam tomar muitos cuidados. Até o trabalhador mais experiente pode cometer erros e causar um acidente.
Criar ações para prevenir acidentes, é um comportamento que toda empresa precisa ter. Afinal, os trabalhadores estão ali se dedicando à sua empresa e nada mais justo do que mantê-los em segurança!
Por isso, conhecer melhorias de segurança para que os eletricistas atuem de forma cautelosa diante de situações de perigo, usar adequadamente os equipamentos de proteção individual e antecipar soluções de possíveis acidentes, ajudam a sua empresa a se destacar.
No artigo de hoje, vamos lhe dar dicas determinantes para garantir a saúde do eletricista, mantendo-o seguro nos períodos em que estiver trabalhando. Continue a leitura!
Faça Treinamentos
A capacitação é a principal maneira de prevenir acidentes. Por isso, na NR 10 constam as regras para que um profissional possa trabalhar com energia elétrica. Desse modo, terão a aptidão para realizar suas demandas com segurança.
Porém, não basta somente realizar os treinamentos. A empresa deve analisar a eficiência da capacitação. Assim, realizar avaliações ao final de cada treinamento é essencial para se certificar de que o assunto foi assimilado.
Não se esqueça do bom e velho Equipamento de Proteção Individual (EPI)
O uso dos EPIs ou Equipamentos de Proteção Individual é obrigatório quando os trabalhadores se colocam a um risco inerente à sua atividade. Todas às vezes que ele se expuser a determinado risco, deverá usar o EPI.
Esse equipamento ajuda a minimizar os riscos, essencial para a segurança dos eletricistas. Desse modo, é necessário identificar qual é o tipo de EPI mais correto para cada tipo de exposição ao risco elétrico. Veja alguns exemplos:
- Capacete: Os capacetes classe B possuem isolamento térmico ideal para a proteção de riscos elétricos;
- Luva de borracha: É indicada para proteger de choques elétricos, existindo em vários graus de proteção. A tensão da luva deve corresponder com a tensão de trabalho para evitar sinistros;
- Botas: É essencial na proteção contra acidentes que envolvem energia elétrica, classificadas em botas não condutivas, antiestática e condutivas;
- Roupas especiais: É preciso que sejam fabricadas em tecidos resistentes, que ofereçam proteção contra altas temperaturas e dispersem cargas elétricas.
Conheça os tipos de Proteção de Equipamentos Elétricos!
Os equipamentos elétricos também precisam de proteção, pois evitam choques, por exemplo, e protegem os colaboradores. Conheça alguns:
- Disjuntor: Tem a finalidade de desligar a distribuição de energia ao detectar um curto. Eles não só protegem os circuitos do equipamento como também os trabalhadores.
- Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS): Ideal para proteção contra picos de tensões e descargas atmosféricas ao drenar a sobrecarga para o sistema de aterramento. Assim, evita-se que ocorram danos aos equipamentos.
Faça o controle de todos os itens acima, através do Checklist Eletrônico!
Você gostou deste conteúdo sobre prevenção de acidentes em ambiente de trabalho preservando a saúde do eletricista?
Agora, é hora de colocar a mão na massa! Conte com a Wayv para fazer o controle de treinamentos, equipamentos, protetores e muito mais, com o nosso Checklist Eletrônico!
Agende uma demonstração gratuita!