Entrar

Perigos e Riscos elétricos: Como manter o seu colaborador protegido

Os profissionais que precisam lidar com a energia elétrica, precisam tomar muitos cuidados. Até o trabalhador mais experiente pode cometer erros e causar um acidente. 

Os profissionais que precisam lidar com a energia elétrica, precisam tomar muitos cuidados. Até o trabalhador mais experiente pode cometer erros e causar um acidente. 

Criar ações para prevenir acidentes, é um comportamento que toda empresa precisa ter. Afinal, os trabalhadores estão ali se dedicando à sua empresa e nada mais justo do que mantê-los em segurança!

Por isso, conhecer melhorias de segurança para que os eletricistas atuem de forma cautelosa diante de situações de perigo, usar adequadamente os equipamentos de proteção individual e antecipar soluções de possíveis acidentes, ajudam a sua empresa a se destacar.

No artigo de hoje, vamos lhe dar dicas determinantes para garantir a saúde do eletricista, mantendo-o seguro nos períodos em que estiver trabalhando. Continue a leitura!

Faça Treinamentos

A capacitação é a principal maneira de prevenir acidentes. Por isso, na NR 10 constam as regras para que um profissional possa trabalhar com energia elétrica. Desse modo, terão a aptidão para realizar suas demandas com segurança.

Porém, não basta somente realizar os treinamentos. A empresa deve analisar a eficiência da capacitação. Assim, realizar avaliações ao final de cada treinamento é essencial para se certificar de que o assunto foi assimilado.

Não se esqueça do bom e velho Equipamento de Proteção Individual (EPI)

O uso dos EPIs ou Equipamentos de Proteção Individual é obrigatório quando os trabalhadores se colocam a um risco inerente à sua atividade. Todas às vezes que ele se expuser a determinado risco, deverá usar o EPI.

Esse equipamento ajuda a minimizar os riscos, essencial para a segurança dos eletricistas. Desse modo, é necessário identificar qual é o tipo de EPI mais correto para cada tipo de exposição ao risco elétrico. Veja alguns exemplos:

  • Capacete: Os capacetes classe B possuem isolamento térmico ideal para a proteção de riscos elétricos;
  • Luva de borracha: É indicada para proteger de choques elétricos, existindo em vários graus de proteção. A tensão da luva deve corresponder com a tensão de trabalho para evitar sinistros;
  • Botas: É essencial na proteção contra acidentes que envolvem energia elétrica, classificadas em botas não condutivas, antiestática e condutivas;
  • Roupas especiais: É preciso que sejam fabricadas em tecidos resistentes, que ofereçam proteção contra altas temperaturas e dispersem cargas elétricas.

Conheça os tipos de Proteção de Equipamentos Elétricos!

Os equipamentos elétricos também precisam de proteção, pois evitam choques, por exemplo, e protegem os colaboradores. Conheça alguns:

  • Disjuntor: Tem a finalidade de desligar a distribuição de energia ao detectar um curto. Eles não só protegem os circuitos do equipamento como também os trabalhadores.
  • Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS): Ideal para proteção contra picos de tensões e descargas atmosféricas ao drenar a sobrecarga para o sistema de aterramento. Assim, evita-se que ocorram danos aos equipamentos. 

Faça o controle de todos os itens acima, através do Checklist Eletrônico!

Você gostou deste conteúdo sobre prevenção de acidentes em ambiente de trabalho preservando a saúde do eletricista?

Agora, é hora de colocar a mão na massa! Conte com a Wayv para fazer o controle de treinamentos, equipamentos, protetores e muito mais, com o nosso Checklist Eletrônico! 

Agende uma demonstração gratuita!

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Posts relacionados

Confira outros artigos para contribuir com sua gestão empresarial.

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão empresarial para seu negócio.