Entrar

O que é controle de qualidade? Veja os principais tipos!

Um produto de alta qualidade deve funcionar corretamente, ser livre de defeitos e satisfazer as necessidades do cliente. Se você não fornecer esse nível de qualidade sempre, seus clientes vão encontrar em outro lugar. Para isso, o primeiro passo é olhar para o controle da qualidade.

Primeiramente, um produto de alta qualidade deve funcionar corretamente, ser livre de defeitos e satisfazer as necessidades do cliente. Se você não fornecer esse nível de qualidade sempre, seus clientes vão encontrar em outro lugar. Para isso, o primeiro passo é olhar para o controle da qualidade.

O conceito de controle de qualidade deve ser de conhecimento de todos os envolvidos nos processos de fabricação de produtos, independentemente do ramo. Isso porque ele está relacionado ao cumprimento dos requisitos de qualidade, que interferem diretamente nas expectativas e na satisfação do cliente final.

Neste artigo, discutiremos o conceito, os fins e o funcionamento do controle de qualidade. Continue a leitura!

Controle de qualidade: o que é e para que serve?

Controle de qualidade é, segundo a ISO 9000, a “parte da gestão que foca no atendimento dos requisitos da qualidade”, ou seja, de tudo que se espera de um produto ou serviço, como eficácia, eficiência ou rastreabilidade.

Em outras palavras, o controle de qualidade tem foco total no produto e no cumprimento de requisitos técnicos. Assim, esta área deve garantir que o consumidor terá contato com um produto de qualidade no final do processo.

Esse trabalho é um compromisso corporativo porque busca garantir a produção de mercadorias sem defeitos e ideais para uso ou consumo.

Quando acontece alguma variação na qualidade do produto, ou seja, há algo fora dos padrões, é preciso encontrar a fonte do problema. Geralmente, elas são causadas por:

  • Variações na matéria-prima;
  • Erro humano;
  • Falha nas máquinas;
  • Falha na inspeção.

Quando surgiu o termo?

Um dos marcos para o avanço do termo controle de qualidade foi o ano de 1956, quando o norte-americano Armand Vallin Feigenbaum idealizou o Total Quality Control, ou seja, Controle da Qualidade Total.

O TQC, como ficou conhecido, foi definido por ele como:

“Um sistema eficaz para integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e de melhoria da qualidade dos vários grupos em uma organização, de modo a permitir produtos e serviços com níveis mais econômicos e a plena satisfação do cliente”.

Como é feito o controle de qualidade?

O controle de qualidade envolve o planejamento de requisitos, provisionamento de recursos, ação diante de não conformidades e revisão.

1 – Defina e documente as características que os produtos, serviços e atividades:

Para atender requisitos normativos, da empresa e das partes interessadas, como seu produto tem que ser?

Levante informações regulamentares, definições internas e necessidades das partes interessadas e defina essas características, assim como os critérios de aceitação de seus produtos.

2 – Garanta a infraestrutura de apoio adequada para atender seus requisitos:

Monte o ambiente e providencie os recursos para que a operação seja adequada para alcançar os requisitos almejados.

3 – Aborde riscos

No controle de qualidade, o levantamento proativo de possíveis riscos será fundamental para sua empresa adotar medidas que mitiguem essas possibilidades.

4 – Implemente mecanismos de monitoramento e medição

Estabeleça e implemente em seus processos atividades apropriadas para verificar se as características definidas para seus produtos estão sendo atendidas, assim como a identificação de produtos que não estejam em conformidade.

5 – Tenha pessoas com competência adequada

Tanto na parte da operação quanto na de gestão e controle de qualidade designe pessoas com a competência adequada e a qualificação requerida para atuar.

6 – Controle mudanças

Analise continuamente a necessidade ou a oportunidade de mudanças nos requisitos de produtos. Uma vez modificados, lembre-se de que deve atualizar a documentação relativa a esses requisitos.

Periodicamente, valide também processos e ferramentas com capacidade para atender os requisitos planejados, para agir.

Por que utilizar a Wayv para realizar o controle de qualidade?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o controle de qualidade, é preciso conferir também as ferramentas tecnológicas que apoiam esse trabalho. 

Precisamos contar com sistemas de gestão e controle em todas as etapas que vimos aqui. Afinal, como garantir que tudo será ajustado no momento e local certo?

A Wayv pode ajudar customizando diferentes etapas de um plano de ação. Assim, você cria uma demanda, de acordo com o que for necessário para solucionar o problema daquele projeto.

Quer conhecer mais sobre a nossa solução, que conta várias funcionalidades? Então entre em contato com o nosso time e veja como a Wayv pode mudar a o controle de qualidade e projetos da sua empresa!

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Posts relacionados

Confira outros artigos para contribuir com sua gestão empresarial.

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão empresarial para seu negócio.