logo-wayv

Desvio na segurança do trabalho. O que é e como prevenir?

Para gerenciar os trabalhadores de uma empresa, é imprescindível ter organização e supervisão dos processos.

Estar atento aos mínimos detalhes e saber reconhecer o agente ambiental é essencial para a prevenção aos riscos no dia a dia de trabalho.

Se houver um desvio, é importante, que seja contido rapidamente a fim de afastar qualquer possibilidade de acidentes e, também, para conservar as boas práticas de segurança do trabalho.

O que é um desvio de comportamento no trabalho?

É a ocorrência de uma conduta fora dos padrões definidos, que pode causar algum tipo de dano aos funcionários e trazer prejuízos financeiros para a empresa.

O desvio na segurança do trabalho acaba colocando em risco a saúde dos funcionários e o funcionamento do sistema de produção. Existem dois tipos de desvios, sendo eles:

  • Desvio crítico: Possui chances de causar incidentes ou até mesmo acidentes graves. Exemplo: A falta de EPIs adequados.
  • Desvio sistêmico: Ocorre repetitivamente. Exemplo: Falta de manutenção das máquinas em produção.

Como acontecem os acidentes na prática?

Pense em uma situação: O trabalhador está realizando a sua tarefa, quando de repente, a ferramenta apresenta um problema. Supostamente, nada de mais ocorreu. Nenhum acidente, apenas um desvio.

E se, sem sorte, o trabalhador sofreu um acidente? Elas podem ser divididas em:

  • Acidente fatal ou grave;
  • Acidente com afastamento;
  • Acidente sem afastamento.

Como prevenir desvio na segurança do trabalho?

Sabemos que a estruturação é essencial para qualquer tipo de projeto ou ação das empresas. Na segurança do trabalho, não é diferente. É fundamental ter uma gestão eficiente para completar todas as necessidades para preservar a segurança dos trabalhadores, promover a saúde e segurança do trabalho e certificar que o  ambiente laboral está seguro dos riscos ambientais.

Se você sabe que na sua empresa, existe alguma função que apresente riscos no decorrer da jornada de trabalho, já deve ter se atentado quando a possibilidade de alguns acidentes, não é mesmo? É nesta hora que o gestor deve controlar a situação para que os riscos não virem um acidente fatal. 

Mesmo que a avaliação e o mapa de risco tenham sido realizados, é necessário monitorar e contar com as possibilidades de ocorrerem imprevistos durante as atividades dos trabalhadores. Às vezes a falta da supervisão das ferramentas ou máquinas utilizadas nas tarefas, podem gerar riscos aos trabalhadores. Os materiais podem se deteriorar com o tempo, causando uma insegurança para efetivar a atividade. 

Outro fator importante é a inspeção de segurança, onde é há a capacidade de verificar como está sendo realizado os projetos e observar os procedimentos.

Você usa checklists para inspeções e avaliações?

Uma das formas mais eficazes de identificar desvio na segurança do trabalho é por meio da inspeção de segurança, com evidências, demonstrando como as atividades estão sendo feitas e quais são os comportamentos de risco. E se eles forem eletrônicos, sua empresa estará no caminho certo.

Os checklists eletrônicos da Wayv, permitem, além das funcionalidades acima, a criação de planos de ação que auxiliam na resolução de problemas com eficiência! 

Quer saber mais como podemos ajudar a garantir a Segurança do Trabalho de sua empresa? Entre em contato conosco!

Posts Recentes

Conheça nossa página

Se inscreva em nossa Newsletter