logo-wayv

Como garantir que uma inspeção seja realizada corretamente?

As inspeções de segurança são processos realizados com o propósito de detectar possíveis sinistros. Por isso, adotar medidas preventivas para afastar qualquer situação indesejável, deve ser prioridade na empresa.

Detectar esses riscos possibilita que o seu negócio adote as medidas essenciais para eliminar eventualidades que coloquem em risco a saúde dos trabalhadores. Sabemos que é sempre bom antecipar situações que conseguem ocasionar prejuízos aos seus colaboradores e a empresa, não é mesmo?

Mas você deve estar se perguntando: o que são as inspeções de segurança e quais os principais tipos? Continue a leitura e entenda!

O que são inspeções de segurança?

As inspeções de segurança contemplam as regras que devem fazer parte do dia a dia da sua empresa. São procedimentos técnicos padronizados para localizar riscos de acidentes ou doenças.

Elas possuem a finalidade de verificar se a segurança está sendo seguida com precisão, garantindo a conformidade com as leis trabalhistas.

Quem realiza a inspeção de segurança?

Quem realiza a inspeção de segurança são os profissionais que cuidam da Segurança do Trabalho da empresa.

Esses profissionais são responsáveis por sugerir medidas de proteção a partir dos problemas detectados.

Qual a importância das inspeções de segurança?

As inspeções de segurança são fundamentais para prevenir riscos existentes na empresa. Elas são responsáveis pela percepção de riscos.

Esses riscos podem estar ligados à estrutura da empresa, ao meio ambiente, dentre outros fatores. Assim, realizar uma boa inspeção garante a integridade física dos colaboradores e a promoção da proteção ao meio ambiente. 

A empresa que não providencia medidas para proporcionar a segurança do trabalho, perde em qualidade da sua equipe.

Quais são os tipos de inspeções de segurança?

Conheça os principais tipos de inspeções que podem ser realizadas:

  1.  Inspeções gerais: Envolve a maioria dos setores das empresas, como, por exemplo:  
  • Engenheiros;
  • Médicos;
  • Membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
  • Funcionários em geral.
  1. Inspeções de rotina: Elas são realizadas frequentemente na empresa. Esse é o tipo mais comum adotado no cotidiano de todos os trabalhadores do ambiente. Com isso, os responsáveis pela fiscalização, conseguem verificar se existem problemas em questões do cotidiano, como, por exemplo:
  • Atividades;
  • Processos;
  • Métodos de trabalho;
  • Fatores ambientais.
  1. Inspeção oficial: É realizada por um órgão fiscalizador, seja governamental ou privado. Esse tipo de inspeção visa verificar a conformidade com a CLT ou para verificar a existência de sinistros.
  1. Inspeção periódica: São realizadas dentro de um período e servem para verificar se há má condição dos equipamentos.
  1. Inspeções especiais: Elas ajudam a identificar possíveis riscos. Com isso, podem ser detectadas situações atípicas de trabalho, que apresentem algum risco à segurança do trabalhador.

Tenha facilidade no processo de Inspeção. 

Faça como a Atlas, Schulz, LNB e várias outras empresas que já utilizam as soluções da Wayv para a área de Segurança do Trabalho! Peça já uma demonstração!

Posts Recentes

Conheça nossa página

Se inscreva em nossa Newsletter