Dados e Performance

O impacto de continuar usando planilhas para coleta de dados

Coleta de Dados Com Excel

O Excel ou as Planilhas do Google, são ótimas ferramentas para diferentes tipos de controle, coleta de dados, inclusivo financeiro, mas essas ferramentas podem gerar várias falhas e inconsistência de informações. 

De acordo com o SPC Brasil e a CNDI, pelo menos 45% das pessoas não fazem controlem algum do seu orçamento, e 55% possuem algum tipo de controle.

Das pessoas que fazem o controle de seus gastos, 28% utilizam um caderno para o controle, 18% utilizam o Excel e 9% apps de celular.

Essa pesquisa aponta a forma de controle das pessoas no geral, mas se direcionarmos nossa visão para as empresas, isso não é tão diferente assim, já que várias utilizam sistemas de planilha para gerenciar informações importantíssimas, como, por exemplo:

  • Fluxo de caixa;
  • Controle de Pedidos;
  • Contabilidade;
  • Cálculo de preços;
  • Entre tantas outras informações.

E isso além de ser um erro terrível, ainda é extremamente perigoso, por que através das planilhas de controle você não consegue ter um controle eficiente das informações, além da instabilidade na veracidade dos dados

Tudo isso, faz com que as tomadas de decisões sejam extremamente lentas, e até confusas. 

Se você ainda é um defensor desse tipo de controle de informações, separamos 4 motivos que vão te convencer a abandonar as planilhas de coleta de dados, de uma vez por todas! 

1. Com o Excel você não emite Notas Fiscais

Hoje a nota fiscal é digital, mas com o Excel não é possível emiti-la, ou controlá-la, para que você fique em dia e livre de problemas  com o Fisco. 

Por mais que você não goste, precisa entender que a única opção é se render ao futuro.

Olhe para o seu dia a dia, provavelmente você não sai mais para ir ao banco e realizar suas transações, já que tudo é feito pelo seu celular. 

Se a sua vida já está vivendo a modernidade da nossa era, não acha que sua empresa merece o mesmo?

2. O Excel não faz alterações automáticas

Você pode estar satisfeito com a forma que planeja e vê seus orçamentos e previsões nas planilhas, mas caso aconteça qualquer mudança nas informações e você não tenha tempo para modificá-las, ela já estarão desatualizadas. 

Seja em uma empresa grande ou pequena, as mudanças estão acontecendo a todo tempo, e é ilusório acreditar que um sistema de planilhas irá lhe entregar informações de forma ágil e eficiente, a fim de colaborar nas tomadas de decisões.

3. Muito mais tempo gasto com coleta e análise de Dados

Ao usar métodos onde você precisa inserir e analisar informações de forma manual, você gasta muito mais tempo, quando comparado a um software de coleta de dados inteligente, que realiza a integração de todas as informações em segundos. 

4. Planilhas estão muito mais suscetíveis a erros

Basta um dado inserido de forma incorreta, em uma única célula para afetar várias outras informações do controle. 

Por exemplo, se você digitar errado a quantidade de um produto em estoque, e esse produto for vendido online, e ele estiver esgotado, terá o inconveniente de informar a ausência ao cliente após a conclusão da compra.

Tudo isso mostra que você de fato pode continuar utilizando planilhas de controle em sua empresa, mas ficará estacionado no passado, perdendo tempo e facilidades que poderiam te ajudar a progredir seus negócios. 

Lembre-se que uma empresa só cresce quando intende que a inovação é a chave para o sucesso!

Quer entender mais como um sistema completo de coleta de dados, através de checklist com smartphones e tablets pode te ajudar?

Converse agora com nossos consultores e entenda os inúmeros benefícios que a WayV traz para sua empresa.

Deixar uma resposta

Essential SSL