logo-wayv

Brasil registrou crescimento de 30% em óbitos e acidentes de trabalho em 2021, comparado a 2020

Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o país registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) em 2021. Os números representam um acréscimo de 30% em relação ao ano anterior.  

Além de questões como a saúde e qualidade de vida do trabalhador, os acidentes geram impactos negativos a empresa. Prejuízos ao conceito e à imagem da empresa; Paralisação de setor, máquinas e equipamentos; Atrasos no cronograma de produção e custos com cobertura de licenças médicas, são alguns desses exemplos. Mas como fazer com que minha empresa e meus funcionários não entrem nessas estatísticas acima?  

COMO PREVENIR ACIDENTES DE TRABALHOS DENTRO DA SUA EMPRESA? 

Um checklist para segurança do trabalho é um formato prático e eficaz de garantir a segurança dos funcionários e prestadores de serviços. Com esse recurso, é possível avaliar se equipamentos e ambientes estão de acordo com as especificações e requisitos estabelecidos para cada processo.  

O QUE É E PARA QUE SERVE O CHECKLIST PARA SEGURANÇA DO TRABALHO? 

O checklist para segurança do trabalho é uma lista de verificação detalhada que serve para avaliar procedimentos, equipamentos e condutas. 

No checklist, há tópicos que devem ser avaliados antes do início das atividades, sendo que os principais objetivos da sua aplicação são de detectar riscos iminentes e prevenir acidentes ou surpresas indesejáveis. 

Além de garantir a segurança dos colaboradores durante a operação, o checklist permite atingir resultados mais satisfatórios com o procedimento. Isso acontece porque o sistema pode antecipar soluções antes do problema acontecer! 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE USAR CHECKLISTS? 

Os checklists possuem três principais ferramentas de aplicação, independente do segmento do seu negócio: papel, planilhas ou software. 

A última opção, realizada de forma eletrônica, traz automatização, centralização de dados e produtividade para a sua empresa. Esse tipo de controle, pode oferecer uma série de benefícios para a segurança do trabalho na empresa. 

Garante mais qualidade 

Utilizar o sistema de checklist é uma forma de se certificar de que tudo que é necessário para realizar a operação está dentro do estipulado. 

Auxilia na análise de dados 

Os resultados obtidos com o checklist podem oferecer informações valiosas para a empresa. É possível, que a organização identifique quais são os defeitos que estão impedindo a empresa de operar corretamente e quais pontos estão dentro das conformidades. 

EXEMPLOS DE CHECKLIST EM SEGURANÇA DO TRABALHO 

O ideal é que o checklist seja elaborado de acordo com as áreas de cada negócio. Isso ajuda a simplificar o trabalho e a facilitar a identificação de informações desejadas. Veja alguns exemplos de checklist em segurança do trabalho: 

Checklist de equipamentos de proteção individual; 

Checklist de procedimentos; 

– Checklist de maquinário. 

Agora que você já sabe o caminho para realizar a segurança no trabalho e conheceu alguns exemplos de benefícios do checklist, faça esse processo de verificação dentro da sua empresa!  

Que tal fazer como a Hard Rock Café, Schulz, LNB (Liga Nacional do Basquete) e várias outras empresas que já utilizam as nossas soluções para os seus processos? Então peça já uma demonstração! 

Posts Recentes

Conheça nossa página

Se inscreva em nossa Newsletter