A automatização de processos é uma estratégia de otimização estrutural específica para determinadas atividades, garantindo que os métodos de trabalho manuais sejam reduzidos.
Antes de mais nada, a automatização de processos é tornar operacional um processo manual, usando a tecnologia da integração de sistemas e dados.
No artigo de hoje, você vai entender como funciona e qual o objetivo de automatizar processos e quais as vantagens para sua organização!
O que é automatização de processos?
Automatização é um termo que se refere a mecanismos auto reguláveis. Da mesma forma, são ferramentas que não possuem a necessidade de uma interferência humana.
Qual o objetivo da automatização de processos?
Primeiramente, o principal objetivo da automatização de processos é aprimorar o andamento do fluxo de trabalho em uma empresa. Dessa forma, pode-se substituir atividades manuais por automatizadas ou utilizar softwares e sistemas para dar apoio a essas atividades.
Então, imagine todos os processos da sua empresa concentrados em um mesmo sistema, de forma automatizada, através de formulários e etapas já pré-definidas. Todo o fluxo organizacional pode ser padronizado e feito de forma online, incluindo:
- Detecção de riscos iminentes;
- Verificação de cumprimento de normas;
- Prevenir acidentes;
- Agendamento de entregas e prazos;
- Execução de auditorias.
Logo, uma grande vantagem é que os colaboradores podem ter acesso à ferramenta para acompanhar o andamento do processo e atuar sobre ele. Isso evita erros e acelera a execução das atividades.
Como identificar processos que podem ser automatizados?
Durante um projeto, são investidas muitas horas em mapeamento e análise para trazer melhores resultados para a empresa. Assim, o que facilita tudo isso muitas vezes é a automatização de processos digital.
A automatização dos processos usa a tecnologia e integração de dados para executá-los da melhor forma, reduzindo os riscos de erros e permitindo tomada de decisões mais assertivas.
São muitos os benefícios proporcionados pela automatização de processos. Porém é preciso identificar quais são necessários para o processo da sua empresa. Veja:
Aplicação tecnológica:
Utilizada para processos de muita interação humana, com a maioria das atividades manuais. Como exemplo o processo de atendimento ao cliente em restaurante, em que não é possível automatizar o relacionamento do garçom com o cliente. O que se pode fazer é realizar o lançamento do pedido via tablet para agilizar o processo.
Desenvolvimento:
Aplicável quando há atividades em que apenas uma pessoa realiza a interação humana em etapas que o sistema não consiga fazer sozinho. Por exemplo, um processo de contas a pagar em que são necessários lançamentos, o que se pode oferecer nesse caso seria um suporte melhor, através de melhorias no sistema.
Após identificar o tipo de automatização que poderá ser aplicada, é necessário verificar se o processo será atendido com essa escolha.
Conclusão
Em suma, você verificou que usamos alguns exemplos sobre como a automatização de processos pode ajudar na sua empresa.
Da indústria ao comércio, atacado ou varejo, o checklist é uma excelente forma de automatização de processos de ponta a ponta, permitindo a visualização de dados através de relatórios.
Em conclusão, agora que você já sabe tudo sobre automatização de processos, que tal fazer como Hard Rock Café, Liga Nacional do Basquete, Atlas eletrodomésticos, SEMP TCL e várias outras empresas que já utilizam a solução da Wayv para fazer essa gestão?
Clique aqui e fale com um de nossos consultores!