Entrar

Auditoria Interna e sua importância para as empresas

A Auditoria Interna é uma valiosa ferramenta para empresas que precisam de melhorias e crescimento competitivo. Para esse propósito, visa auxiliar o negócio a entender a efetividade do ambiente interno da empresa.

Auditoria é um termo que vem do inglês “to audit”, que significa examinar, ajustar e certificar. Esse é o propósito da auditoria interna, examinar alguma coisa.

A Auditoria Interna é uma valiosa ferramenta para empresas que precisam de melhorias e crescimento competitivo. Para esse propósito, visa auxiliar o negócio a entender a efetividade do ambiente interno da empresa.

Além disso, a auditoria serve também para conferir todos os fatos e operações que acontecem na empresa. Em termos práticos, cabe a ela avaliar se os procedimentos estão de acordo com as práticas aceitas.

Continue a leitura deste texto para saber o que é auditoria interna, sua importância, e como fazer uma e muito mais!

O que é auditoria interna?

A auditoria interna é um importante instrumento de controle interno na empresa, para avaliar os processos que ocorrem no negócio.Dessa maneira, ela ocorre por meio de diversos procedimentos que visam observar os aspectos mais relevantes para a manutenção do trabalho.

Logo, entende-se que esse é um dos processos fundamentais para as empredas do mundo moderno.

Quais são os motivos de fazer uma auditoria?

Existem casos em que as empresas são legalmente obrigadas a passar por auditorias, sejam elas semestrais ou anuais. Essas auditorias precisam ser realizadas por profissionais que não fazem parte da entidade.

Também existem situações em que a própria empresa escolhe fazer a auditoria, como:

  • Necessidade de melhorar os procedimentos, pois a auditoria permite definir os riscos que podem intervir na governança;
  • Prevenção de erros e fraudes, quando a ideia é avaliar a eficiência dos controles utilizados pela empresa;
  • Conferência de credibilidade, buscando comprovar se os números apresentados pela contabilidade são realmente compatíveis com a realidade do negócio. 

Em suma, a auditoria interna tem como principal objetivo evitar ou combater fraudes e irregularidades praticadas por colaboradores da empresa. Sua meta é examinar a integridade e a adequação dos controles internos e dos dados financeiros e operacionais da empresa.

Qual a diferença entre auditoria interna e externa?

Geralmente, existe uma dúvida bem comum a respeito da diferença entre auditoria interna e a auditoria externa. Para isso, podemos defini-las da seguinte forma:

  • Auditoria interna: É o processo feito por um auditor da própria empresa. Esse auditor atua principalmente para atender a administração e, por isso, tem muita proximidade dos diretores e do presidente. O principal objetivo é encontrar meios para garantir o devido cumprimento dos regimentos e das políticas internas empresariais. Para tanto, a avaliação resulta em um relatório de recomendações.
  • Auditoria externa: É feita por membros externos à empresa. Esses auditores devem analisar a empresa e ao final emitir um parecer do que foi visualizado.

Conclusão 

É importante ter em mente que, independentemente dos objetivos da empresa, a auditoria é um procedimento que pode sempre ser considerado na busca por soluções. 

Agora que você sabe o que precisa sobre auditoria, vamos colocar tudo isso em prática?

A Wayv possui uma plataforma completa, para você fazer auditorias em sua empresa! Nosso propósito é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios e gerar resultados! 

Entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui. 

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Posts relacionados

Confira outros artigos para contribuir com sua gestão empresarial.

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão empresarial para seu negócio.