Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o país registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) em 2021. Os números representam um acréscimo de 30% em relação ao ano anterior.
Além de questões como a saúde e qualidade de vida do trabalhador, os acidentes geram impactos negativos a empresa. Prejuízos ao conceito e à imagem da empresa; paralisação de setor, máquinas e equipamentos; atrasos no cronograma de produção e custos com cobertura de licenças médicas, são alguns desses exemplos. Mas como fazer com que minha empresa e meus funcionários não entrem nessas estatísticas acima?
COMO PREVENIR ACIDENTES DE TRABALHOS DENTRO DA SUA EMPRESA?
Um checklist para segurança do trabalho é um formato prático e eficaz de garantir a segurança dos funcionários e prestadores de serviços. Com esse recurso, é possível avaliar se equipamentos e ambientes estão de acordo com as especificações e requisitos estabelecidos para cada processo.
O QUE É E PARA QUE SERVE O CHECKLIST PARA SEGURANÇA DO TRABALHO?
O checklist para segurança do trabalho é uma lista de verificação detalhada que serve para avaliar procedimentos, equipamentos e condutas.
No checklist, há tópicos que devem ser avaliados antes do início das atividades, sendo que os principais objetivos da sua aplicação são de detectar riscos iminentes e prevenir acidentes ou surpresas indesejáveis.
Além de garantir a segurança dos colaboradores durante a operação, o checklist permite atingir resultados mais satisfatórios com o procedimento. Isso acontece porque o sistema pode antecipar soluções antes do problema acontecer!
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE USAR CHECKLISTS?
Os checklists possuem três principais ferramentas de aplicação, independente do segmento do seu negócio: papel, planilhas ou software.
A última opção, realizada de forma eletrônica, traz automatização, centralização de dados e produtividade para a sua empresa. Esse tipo de controle, pode oferecer uma série de benefícios para a segurança do trabalho na empresa.
Garante mais qualidade
Utilizar o sistema de checklist é uma forma de se certificar de que tudo necessário para realizar a operação está no estipulado.
Auxilia na análise de dados
Os resultados obtidos com o checklist podem oferecer informações valiosas para a empresa. É possível, que a organização identifique quais são os defeitos que estão impedindo a empresa de operar corretamente e quais pontos estão nas conformidades.
EXEMPLOS DE CHECKLIST EM SEGURANÇA DO TRABALHO
O ideal é que o checklist seja elaborado conforme as áreas de cada negócio. Isso ajuda a simplificar o trabalho e a facilitar a identificação de informações desejadas. Veja alguns exemplos de checklist em segurança do trabalho:
- Checklist de equipamentos de proteção individual;
- Checklist de procedimentos;
- Checklist de maquinário.
Agora que você já sabe o caminho para realizar a segurança no trabalho e conheceu alguns exemplos de benefícios do checklist, faça esse processo de verificação dentro da sua empresa!
Que tal fazer como a Hard Rock Café, Schulz, LNB (Liga Nacional do Basquete) e várias outras empresas que já utilizam as nossas soluções para os seus processos? Então peça já uma demonstração!