logo-wayv

Abandone os papéis e as planilhas: conheça o Checklist Eletrônico!

Já foi-se  a época em que nos perdíamos com tantos papéis e planilhas, não é mesmo?

Contar com um checklist para gerir seus processos, é uma das práticas de organização a serem adotadas em uma empresa. Com o checklist eletrônico, a empresa consegue garantir um grande controle de todo o seu processo!

Esse controle é realizado através de um formulário, utilizado para padronizar operações, minimizando as falhas.

Pensando nisso, hoje vamos te explicar sobre o Checklist Eletrônico e como ele pode ajudar nos processos da sua empresa. Confira!

O que é o Checklist?

É uma lista contendo itens que precisam ser checados em um processo ou qualquer outra tarefa. O checklist deve certificar que todas as etapas do processo foram cumpridas conforme listado.

O uso dessa ferramenta, poderá trazer um aumento da eficiência de seus colaboradores e também de vendas, pois é estipulado uma economia de tempo muito grande. Porém, para que o checklist tenha efeito, é imprescindível entender os processos do seu negócio. 

Quer um exemplo do seu uso? Um checklist de Segurança do Trabalho pode trazer desde a adequação dos Equipamentos de Proteção Individual, até a checagem se o ambiente está seguro para o colaborador. Por isso, os checklists são essenciais e podem ser usados em cada setor. 

Para que serve um Checklist Eletrônico?

Essa ferramenta ajuda a otimizar e padronizar os processos da empresa. Com o checklist pronto, o trabalhador sabe ao certo o que é necessário conferir e em que momento.

Assim, essa ferramenta facilita a percepção de situações como:

  • Requisitos não cumpridos;
  • Equipamentos e maquinários defeituosos;
  • Armazenamento inadequado de produtos;
  • Estoque insuficiente.

Como montar um Checklist?

Trouxemos alguns passos simples para você executar na sua empresa e criar um checklist eletrônico. Veja:

  1. Crie categorias: 

Assim, é possível separar cada processo em etapas diferentes. Cada uma delas deverá ter um checklist próprio, trazendo maior clareza para a sua efetivação em cada setor. 

Uma das vantagens nessa etapa, é que será possível visualizar pequenas atividades, ao invés de longas etapas. Essa facilidade aumenta seu tempo e consequentemente a sua produtividade.

  1. Seja objetivo nas listas:

Agora é a hora de você criar o checklist! Para isso, é necessário que ele seja objetivo, para não criar dúvidas desnecessárias. 

O objetivo é orientar como o profissional responsável deve acompanhar esse processo. Toda a etapa deve mostrar exatamente o passo a passo que o trabalhador deve seguir para concluir a tarefa com êxito. 

A criação do checklist eletrônico, serve para vários setores da empresa, então deve ser bem específico para o objetivo de cada setor. 

Promova melhorias para a sua empresa agora mesmo!

Com o Checklist Eletrônico, você terá acesso a todos os dados coletados, podendo gerar gráficos, indicadores e muito mais!

Para entender perfeitamente a função de um Checklist, agende uma demonstração gratuita com a Wayv! Mostraremos como funciona o processo de organização da ferramenta. Não perca essa chance!

Posts Recentes

Conheça nossa página

Se inscreva em nossa Newsletter