Entrar

A segurança do trabalho e a tecnologia

Sistemas diversos podem ser utilizados dentro da área de Segurança do Trabalho para atender a diferentes demandas.

Sempre que se ouve a palavra sistema, automaticamente somos levados a pensar em sistemas informatizados, mas a origem do termo não está diretamente ligada à informática. Porém, quando se fala em sistemas informatizados para atender a um setor específico, como a Segurança do Trabalho, o qual estamos falando neste momento, podemos pensar em um sistema que resolva todas as dores do setor. Mas quando mergulhamos um pouco mais a fundo no tema, podemos perceber que existe um leque de demandas e soluções a serem resolvidas.


Sistemas para atender aos trabalhos internos


Quando falamos em trabalhos internos, vamos pensar somente em trabalhos realizados dentro do escritório, que são mais burocráticos e geralmente têm algum tipo de comunicação com órgãos, obrigações variadas e também necessidade de controles documentais. Estes sistemas são, em sua grande maioria, executados pelos seus operadores diante do computador e possuem um número grande de dados armazenados nele.


Sistemas para atender aos trabalhos de campos


Quando falamos em trabalhos de campos, vamos pensar nos trabalhos que precisam de mobilidade, deslocamento de pessoas dentro da planta ou em locais remotos para realizar registro de dados que podem até exigir que os sistemas funcionem em locais onde a internet não chega. Para esses casos, é recomendável que sejam utilizados sistemas que funcionem em dispositivos móveis e que permitam ao seu usuário facilidade de operá-lo tanto para registro de dados por textos, voz e também por imagens (fotos e vídeos). Estes sistemas podem ou não ter integração com outros sistemas da área de Segurança, mas o importante é que retirem o retrabalho das equipes de irem a campo para fazer a coleta dos dados e depois retornarem às suas bases, sem que precisem realizar:
• Redigitação dos dados coletados;
• Criação manual de relatórios fotográficos;
• Registros em planilhas das pendências e planos de ação gerados;
• Envio de e-mails para os envolvidos.
Sistemas que resolvem os pontos citados acima geralmente reduzem em até 50% o trabalho e retrabalho das equipes, que são realizados a campo. Tendo impacto direto em horas extras e análise de dados. Sem contar que os dados coletados já podem atualizar automaticamente os indicadores.

Parecem soluções tão simples, mas que têm um impacto gigante para quem executa as atividades diárias e também para os gestores que têm necessidade de analisar os resultados do trabalho executado, tendo que aguardar dias ou até semanas para ter os indicadores atualizados, quando o trabalho é realizado com papel ou planilha.

Estes sistemas, na sua grande maioria, são rápidos para serem colocados em funcionamento e serem configurados. Ajustam-se às rotinas e documentos da empresa de forma muito rápida e têm a característica de serem flexíveis e adaptáveis. Assim, sua implantação não depende de um corpo técnico de TI envolvido e a própria área de Segurança do Trabalho pode administrar o sistema.


Se quiser saber mais a respeito de sistemas assim, entra em contato com a Wayv! 

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Posts relacionados

Confira outros artigos para contribuir com sua gestão empresarial.

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão empresarial para seu negócio.