Toda empresa, independente do segmento em que atua, busca por processos mais enxutos. Por isso, a busca por melhorias deve ser constante, juntamente com a identificação de falhas e a redução de perdas, realizando assim o controle de perdas.
Afinal, o controle de perdas nada mais é que a minimização de perdas, o que assegura o aumento da produtividade ao mesmo tempo em que o gasto com recursos é menor.
E para você compreender como aplicar isso na prática, ao longo deste artigo vamos explorar as melhores formas de reduzir as perdas na sua produção. Confira!
Por que ocorrem as perdas no processo produtivo?
Todos os dias, negócios de todos os portes têm um desafio em comum: reduzir as perdas produtivas. Desperdícios de recursos, tempo e matérias-primas podem acontecer por diversos motivos, principalmente por falta de planejamento.
No entanto, algumas fontes de desperdícios podem estar ocultas, como o excesso de maquinários, planejamento da produção inadequado, erros e falhas humanas.
Passo a passo para otimizar o controle de perdas na produção
- Fique de olho no estoque
No topo da lista está o controle do estoque. Isso porque o setor representa um dos maiores pontos de incidência de perdas. O controle deve prever o equilíbrio de itens, para não faltar ou sobrar produtos para a produção.
Investir na gestão de estoque, portanto, é fundamental para o sucesso da operação. É preciso que o gestor acompanhe e registre todas as entradas e saídas. Para isso, é interessante fazer um mapeamento de processos em busca de falhas.
Só com esses esforços já é possível obter uma melhora significativa no controle de perdas na produção!
- Crie uma política interna
Em muitos processos, é comum que certas diretrizes até sejam colocadas em prática, porém, sem regulamento. Ou seja, aplicadas com base em procedimentos passados de forma verbal.
Assim, cada colaborador envolvido com a produção pode compreender de forma clara quais são seus objetivos, direitos e deveres em relação aos recursos da empresa.
- Torne sua produção enxuta
Para isso é fundamental que você evite sobrecarregar o estoque, pois isso acaba gerando prejuízos para o seu negócio. Logo, é importante que você tente padronizar os trabalhos para que consiga reduzir as perdas e assim, todos saibam, exatamente, o quanto produzir para atender à capacidade de sua indústria.
- Defina um time especializado para controlar perdas na produção
Com a política redigida, é importante definir uma equipe dedicada ao controle de perdas. Eles devem atuar na identificação de falhas, bem como soluções estratégicas para mitigação de desperdícios e prejuízos.
Tipos de perdas no processo produtivo
Existem diversos tipos de perdas e desperdícios em um processo produtivo. Para que você possa identificá-los é preciso um conhecimento profundo da sua cadeia produtiva. Só assim você poderá perceber com clareza quais deles estão prejudicando o seu processo.
- Perda por espera ou falhas no equipamento;
- Perda por falha ou por processamento desnecessário;
- Perda por defeito no produto;
- Perda de materiais e energia.
Conte com a Wayv para ter o controle de perdas da sua produção!
Combater falhas que ocasionam perdas ajuda a reduzir gastos e também desperdícios. Isso não só aumenta os lucros, como também contribui para a responsabilidade ambiental da empresa.
E aí? Já se preparou para melhorar o controle de perdas na produção? Então, agende uma demonstração da Wayv e coloque em prática!