Manter uma estrutura logística completa que atende todas as necessidades do seu negócio, não é simples. Um galpão de armazenamento cumpre uma função vital para todas as atividades que utilizam materiais de forma sistemática, assim como a estocagem.
Estocagem e armazenamento são dois termos muito utilizados por profissionais e não é raro que esses dois conceitos sejam confundidos. Leia no artigo de hoje a nossa explicação sobre o assunto!
O que é estocagem?
Primeiramente, a atividade de estocagem se refere à conservação e guarda de materiais, que podem ser desde matérias primas até produtos, em um lugar próprio para esse fim.
É obrigação dos administradores saber quando e quanto manter materiais em estoque nos armazéns.
Assim, a estocagem faz parte do processo de armazenagem, que é muito mais amplo e envolve uma estrutura operacional maior.
O que é armazenamento?
A armazenagem é o setor responsável por receber, conferir, estocar, separar e expedir os produtos de uma empresa, sendo a guarda do estoque uma parte importante do processo.
Para que todas as etapas do processo de armazenagem funcionem bem, é necessário manter uma estrutura física e tecnológica adequada, contando com um depósito condizente com os itens armazenados, estruturas internas e maquinários necessários para a movimentação e alocação dos produtos, softwares de controle e gestão.
Qual é a diferença entre armazenamento e estocagem?
A armazenagem tem como principal função armazenar os materiais e movimentá-los para percorrer os fluxos logísticos para recepção, manutenção e entrega de produtos.
Assim, ela se relaciona com a gestão de atividades operacionais logísticas e o seu desempenho afeta diretamente a efetividade da operação, fabricação e entrega de mercadorias.
Já a estocagem é o ato de formar estoque e mantê-lo armazenado em local próprio, enquanto não precisa ser movimentado.
Adote boas práticas
Garanta a integridade dos produtos armazenados, desde a recepção até a distribuição, produzindo informações qualificadas, possibilitando:
- Definir os melhores sistemas de armazenagem para cada situação;
- Realize estudos para conhecer as evoluções sobre sistemas de armazenagens;
- Assegure condições satisfatórias de conservação do produto;
- Elimine perdas.
Padronize Espaços e Processos
Na armazenagem e estocagem, os processos devem ser padronizados.
Se considerarmos o grande número de pessoas envolvidas na cadeia logística, fica mais fácil entender por que a padronização dos processos diminui muitas falhas cometidas diariamente. O ganho também é financeiro, já que processos que teriam que ser refeitos são minoria.
Quando uma empresa padroniza algo, quer dizer que ela está criando uma identidade própria.
Treine sua equipe
Treinar sua equipe irá garantir a execução dos processos pré-estabelecidos, assegurando que o sistema de qualidade seja concretizado e mantido.
Conclusão
Você entendeu a diferença entre os dois conceitos?
Com a plataforma da Wayv, fica mais fácil acompanhar indicadores e determinar estratégias de gestão.
Quer conhecer como a Wayv pode te ajudar? Entre em contato com um de nossos consultores!