Faz muito tempo que as inspeções e vistorias deixaram de ser vistas como um gasto e passou a ser um investimento inteligente.
Elas são procedimentos nas áreas de segurança e saúde do trabalho, mas muitas vezes são confundidas. Esta é uma forma equivocada de enxergar os termos, já que existem diferenças entre essas duas atividades.
Além de esclarecer estes pontos, também discutiremos as diferentes etapas envolvidas em cada uma delas.
Assim, acompanhe nosso artigo de hoje!
O que são inspeções e vistorias?
Existem algumas diferenças entre as duas.
Primeiramente, a inspeção é um processo de vistoria de um espaço, equipamento ou prática, garantindo que todos os procedimentos estejam sendo executados de maneira correta. Seus objetivos incluem manter o pleno funcionamento do equipamento e garantir a segurança dos profissionais envolvidos.
Já a vistoria, é considerada uma revisão visual de uma área. Desta forma, ela envolve a inspeção visual dos equipamentos, instalações e áreas de trabalho, com o objetivo de identificar problemas de segurança e saúde ocupacional.
De modo geral, as vistorias são uma revisão geral do ambiente de trabalho para identificar problemas, enquanto as inspeções são uma análise mais detalhada para verificar a conformidade com as normas e regulamentações de segurança e saúde ocupacional.
Quais são as vantagens de fazer inspeção e vistoria?
Além de divergirem quanto aos conceitos, vistorias e inspeções têm objetivos diferentes. Apesar disso, ambos os procedimentos visam garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.
Por ser um tipo de auditoria, a inspeção ajuda a mapear pontos que precisam ser melhorados.
Por isso, algumas das vantagens de fazer inspeções são:
- Avaliação de riscos;
- Implementação de melhorias;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade.
Entretanto, no caso das vistorias, elas têm como objetivo principal identificar problemas de segurança e saúde ocupacional, como equipamentos danificados ou instalações que podem trazer perigo.
Prejuízos que a falta de inspeção e vistoria pode causar
Justamente por trazer muitas vantagens, a não realização da inspeção e vistoria também podem gerar problemas. Alguns prejuízos são:
Aumento de custos
A falta da inspeção e vistoria atrapalha no apontamento de áreas onde possam ter corte de gastos.
Riscos à saúde e segurança
Quando o maquinário ou ambiente não é inspecionado com frequência, ele pode acarretar falhas e apresentar riscos à saúde e segurança dos colaboradores.
Tempo ocioso
Outra coisa que a inspeção e vistorias ajudam a avaliar são possíveis defeitos nos equipamentos. Se não houver como diagnosticar as não conformidades, a tendência é que futuramente seja preciso desligar a máquina para reparo, atrasando o trabalho e deixando os colaboradores com tempo ocioso.
Conclusão
Para integrar vistorias e inspeções em uma ferramenta, é importante estabelecer uma rotina regular para realizá-las, além de designar uma equipe responsável por conduzi-las.
Dessa forma, uma empresa como a Wayv, pode ajudar a implementar esses procedimentos em sua empresa!