Entrar

Trabalho Repetitivo e erros na operação da sua empresa

A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O trabalho aqui tem um entendimento bastante amplo, abrangendo não apenas aqueles executados com máquinas e equipamentos, mas também os aspectos organizacionais. E é dentro desse estudo, que abordamos sobre o trabalho repetitivo.

O conceito de ergonomia realmente é bastante abrangente, sendo hoje aplicável na indústria, setor de serviços e até mesmo na vida do cidadão comum. Existem riscos ergonômicos que podemos dizer que são mais comuns nas empresas, principalmente no ambiente industrial.

Trabalho repetitivo pode ser uma fonte de grande frustração, de desarmonia na equipe e também de problemas ainda maiores. Do mesmo modo, trabalhos monótonos podem facilmente impactar na saúde mental, como problemas com estresse e até burnout. 

Com tantos possíveis prejuízos, como amenizar o impacto das tarefas repetitivas no trabalho? Neste artigo, vamos abordar sobre como sua empresa pode gastar menos tempo com tarefas repetitivas e mostrar como estratégias de automação de tarefas podem eliminá-las da sua rotina, garantindo melhor desempenho de todo o time.

O que é um trabalho repetitivo?

A princípio, o conceito de trabalho repetitivo é bem fácil de entender: trata-se de uma ação que deve ser executada com frequência ao longo do tempo. Normalmente é de baixa complexidade, mas acaba tomando tempo dos responsáveis por ela, justamente por esse caráter repetitivo. 

Frequentemente, o trabalho repetitivo é comum em fábricas com linhas de montagem, locais de inspeção de itens de produção, trabalhos de lixamento e polimento de peças, atividades de costura e corte, entre outras.

Alguns exemplos de tarefas repetitivas são: 

  • Enviar e-mails para notificar clientes internos e externos de que um pedido foi feito;
  • Inserir dados manualmente em planilhas ou transferi-los de planilhas para fluxos de trabalho;
  • Fazer triagem de valores para aprovação em processos de compras;
  • Conferir manualmente tarefas atrasadas em um determinado processo.

Como otimizar o tempo gasto com tarefas repetitivas?

É possível gerenciar melhor o tempo gasto diariamente. Isso pode ser feito delegando essas tarefas e eliminando-as por meio de automação. Veja algumas estratégias:

Faça planejamentos

Primeiramente devemos pensar no planejamento para evitar trabalhos repetitivos. Gestores devem ser responsáveis pela designação de tarefas de maneira consciente. 

Dessa forma, eles precisam ter um panorama do negócio e das ações que devem ser desempenhadas por etapas, conhecer bem os colaboradores e suas características de trabalho.

Invista em tecnologias

A tecnologia evolui rapidamente e otimiza o dia a dia nas fábricas, escritórios e outros locais de trabalho. Manter processos manuais aumenta as chances de retrabalho, que prejudicam o desempenho da empresa e impactam na produtividade e nos lucros. Assim, investir em tecnologias é uma boa saída.

O checklist eletrônico da Wayv, pode ser seu aliado na hora de cumprir tarefas e manter a produtividade. Nossa ferramenta ajuda a organizar as demandas e tornar a sua execução mais rápida.

 

A Wayv vai automatizar suas tarefas repetitivas!

A Wayv é uma ferramenta organizadora de processos que ajuda você a eliminar tarefas repetitivas da sua rotina, e oferece todas essas funcionalidades que descrevemos acima. 

Fácil de implementar e de usar, a Wayv permite que você organize seus processos e conecte-os com outros fluxos de trabalho do seu departamento ou até de outras áreas, amplificando os efeitos positivos das automações.

Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo e aproveite os benefícios da automação de processos da Wayv!

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Posts relacionados

Confira outros artigos para contribuir com sua gestão empresarial.

Invista em eficiência operacional

Conte com as vantagens da Wayv para automatizar processos na sua empresa.

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão empresarial para seu negócio.