Nenhuma empresa está livre de acidente de trabalho, pois esse tipo de ocorrência não tem data certa para acontecer. Por mais que o técnico de segurança do trabalho efetue as melhores ações preventivas, acidentes podem acontecer, sendo preciso que os profissionais saibam como proceder.
As empresas possuem obrigações a serem cumpridas ao ocorrer um acidente de trabalho. Apesar de a segurança no trabalho ser uma conduta coletiva, se um empregado se acidentar, os gestores desta área são responsáveis por seguir uma série de passos.
Veja no nosso artigo os primeiros passos que devem ser realizados entre a empresa e o trabalhador acidentado.
O que é acidente de trabalho?
Conforme a Lei 8.213 de 1991, acidente do trabalho é: ‘’O que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.’’
Um exemplo comum é a lesão por esforço repetitivo (LER). Estas são causadas pela realização dos mesmos movimentos repetidas vezes ou que permanecem numa mesma posição por longos períodos.
Solicitar atendimento médico
Acidentes de trabalho podem ser típicos, de trajeto ou atípicos. Em qualquer um dos casos, o primeiro passo em caso de acidente de trabalho deve ser prestar atendimento médico. Com isso, o técnico de segurança do trabalho deve ser treinado para prestar os primeiros socorros. Em algumas empresas, profissionais além do técnico de segurança são treinados para realizar os procedimentos socorristas.
Após o primeiro atendimento, o paciente deve ser encaminhado para a avaliação médica.
Registo do acidente de trabalho
Após receber o tratamento médico necessário, é hora do funcionário ser levado para o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou, até mesmo, para um membro da CIPA. Este passo precisa ser tomado em até no máximo o primeiro dia útil após a ocorrência.
Essa medida é importante para que o empregado lesionado não acabe se esquecendo dos detalhes do acidente. Esses passos facilitarão a busca em descobrir a causa e a eliminar a sua repetição.
Realizar a CAT
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) existe para formalizar os casos de acidente dos trabalhadores. É através dela que o INSS consegue mensurar a quantidade de acidentes de trabalho que acontecem no país.
Ela é uma maneira de garantir apoio ao funcionário acidentado por documentação reconhecida. Sem ela, a vítima do acidente não consegue ter acesso aos benefícios destinados para tais ocasiões, como obter o auxílio-doença acidentário.
A forma mais prática de comunicar o acidente é através do site da Previdência Social.
Evite acidentes com a Wayv!
Sua empresa é um ambiente de trabalho seguro?
Precisa de apoio para implantar um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho? Fale com nossos especialistas!